sobre

​Inspirado no Festival “Being Human”, que acontece no Reino Unido desde 2014, e com o mesmo objectivo de partilhar o conhecimento que vai sendo produzido no âmbito das chamadas Humanidades, promovendo o debate sobre a sua importância, o CETAPS e o MNAC organizam, no âmbito da Cátedra Humanidades Digitais na Educação (https://www.cetaps.com/cipsh-chair), entre 15 e 21 de Maio de 2023, o Ser Humano: Festival das Humanidades.

Esta primeira edição do Festival das Humanidades, inicialmente pensada para 2020 e interrompida pela recente pandemia, que tanto demonstrou a importância das humanidades, realiza-se finalmente em 2023, juntando instituições nacionais civis e governamentais, num espectro tão vasto como museus, bibliotecas, escolas, universidades, rede de cafés e livrarias, teatros, ONGs, arquivos, autarquias, associações culturais, estabelecimentos comerciais, entre outros agentes culturais e sociais e também a população. Com este projecto abrangente, com a duração de uma semana, pretendemos divulgar o trabalho académico, artístico e todo o potencial criativo que as Humanidades, em todas as suas áreas de criação, têm vindo a produzir para o benefício de todos..

Desejamos envolver a população de todo o território nacional em actividades de ampla fruição dessa consciência e experiência, promovendo o interesse pelas Humanidades e as suas diferentes áreas de conhecimento e saber. Propomo-nos chegar à população de todo o território nacional, convidando-a a participar activamente nesta grande festa que compreenderá centenas de iniciativas. Só assim poderemos cumprir um dos nossos objectivos centrais: debater novas abordagens, tornar visível e acessível o nosso trabalho, e celebrar a investigação e as distintas práticas na área das Humanidades, dos estudos literários e culturais aos estudos musicais, da história à filosofia, e das humanidades digitais às humanidades ecológicas, demonstrando o quanto as Humanidades contribuem para a coesão do tecido social, para o enriquecimento das sociedades e para a criação de um futuro ética, estética, social e financeiramente criativo, inclusivo e sustentável. Em suma, desejamos evidenciar o quanto as Humanidades são o eixo do que nos torna, a todos, humanos.

Emília Ferreira e Rogério Miguel Puga

Comissão de Honra

Alexandre Quintanilha, Deputado, Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República
António Monteiro
, Presidente da Fundação Millennium BCP
Carlos Ceia, Coordenador do CETAPS
Isabel Cordeiro, Secretária de Estado da Cultura
João Carlos Santos, Director-Geral do Património Cultural
João Sàágua, Reitor da Universidade Nova de Lisboa
Luís Baptista, Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa
Maria Calado, Presidente do Centro Nacional de Cultura