No Direction Home: Bob Dylan

O documentário No Direction Home: Bob Dylan (2005), cuja primeira parte será apresentada e comentada no dia 16 de Maio na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa pelas 18h (Auditório 1, Torre B), foi realizado por Martin Scorsese. Através do recurso a imagens, fotografias, gravações e entrevistas inéditas, Scorsese traça anacronicamente a viagem pessoal e musical empreendida por Bob Dylan. Procurando identificar as diversas e variadas influências de Dylan, a primeira parte do documentário termina com o Newport Folk Festival de 1963.  

Após a projecção, Teresa Botelho e Rogério Miguel Puga estarão disponíveis para comentar o documentário e responder a questões sobre o mesmo.

Teresa Botelho é doutorada pela Universidade de Cambridge e é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona várias unidades curriculares relacionadas com Estudos Norte-Americanos. A Professora publicou uma extensa panóplia de obras a respeito da cultura, da literatura e do teatro afro- e ásio-americanos. De entre os seus interesses, destacam-se utopias e distopias tecnológicas, o pós-humano, literatura, teoria da identidade e a sua intersecção com a utopia, cultura visual e cinema, a relação estabelecida entre literatura e ciência e, por fim, as representações literárias e visuais do 11 de Setembro. 

Rogério Miguel Puga é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador do CETAPS e do CHAM, ambos centros de investigação da mesma instituição. É autor de várias obras sobre relações anglo-portugueses, história da presença inglesa e norte-americana em Macau e escrita de viagens.

A apresentação e comentário de No Direction Home: Bob Dylan insere-se no âmbito dos Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS), equipa recentemente formada pela unidade de investigação Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), e antecede a Conferência Internacional I am Not There, que terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa entre os dias 18 e 19 de Maio.

A entrada é livre.

JRAAS