Fences

No seguimento da projecção do filme Coriolanus, o Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS) dá continuidade ao ciclo de cinema semestral From Stage to Screen, desta feita com uma sessão dedicada a Fences (2016), adaptação da peça homónima de August Wilson, datada de 1985. A actividade está agendada para dia 11 de abril, pelas 18h (Auditório 2, Torre B).

Vencedora do Tony Award para melhor peça de teatro e do Prémio Pulitzer na categoria dramática, esta obra de Wilson surge enquadrada numa série de dez peças – cada uma correspondente a uma das décadas do século XX –  que o autor se comprometeu a escrever com o propósito de retratar a realidade da experiência afro-americana nos Estados Unidos ao longo de um período de cem anos. Fences, em particular, transporta-nos para a Pensilvânia dos anos 50, onde Troy, um homem de meia-idade que trabalha na recolha do lixo e luta diariamente para sustentar a sua família, vive com a amargura de ter visto o seu sonho de jogar no campeonato principal de basebol impossibilitado pela barreira racial. No seu argumento de adaptação, Denzel Washington preserva a dimensão teatral da encenação e do texto original, soprando uma nova vida a uma história que, pela premência das problemáticas sociais que aborda, merece uma revisão e um estudo continuados.

 A exibição da longa-metragem será sucedida pelo comentário de análise da Professora Doutora Teresa Botelho  e por um subsequente período de discussão.

Teresa Botelho é doutorada pela Universidade de Cambridge e é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona várias unidades curriculares que se inserem na área científica dos Estudos Norte-Americanos. De entre os seus interesses e opções de investigação, destacam-se as utopias e distopias tecnológicas, o pós-humano, literatura norte-americana, teoria da identidade, cultura visual e cinema, a relação estabelecida entre literatura e ciência e, por fim, as representações literárias e visuais do 11 de Setembro.

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