Colóquio “A Escola Secundária no Cinema”

Colóquio “A Escola Secundária no Cinema”

Price Qty
Free Ticketshow details + €0,00 (EUR)  


Online event registration and ticketing powered by Event Espresso

  • 6 Julho, 2018 - 7 Julho, 2018
    9:00 - 18:00
Para se inscrever no Colóquio, basta solicitar um “free ticket” no formulário em cima. Guarde o recibo. Receberá no email registado informações sobre o processo de acreditação da acção, caso seja do seu interesse.

Organização:

CETAPS, pólo NOVA FCSH – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, ANPROPORT – Associação Nacional de Professores de Português e Escola Secundária de Pedro Nunes (Lisboa)

Comissão organizadora:

      • Carlos Ceia (FCSH / CETAPS)
      • Maria Conceição Castel-Branco (FCSH / CETAPS)
      • Rosário Andorinha (ANPROPORT/ Escola Secundária Pedro Nunes)
      • Susana Marta Pereira (ANPROPORT / CEC-FLUL)

 

Creditação:

Será solicitado ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) a creditação deste colóquio como curso de formação (“uma modalidade de formação contínua cujos fim e função são a aquisição, a actualização, o alargamento e o aprofundamento de conhecimentos científicos e pedagógico-didácticos e de competências profissionais especializadas”).

      • Limite de inscrições: 100
      • Taxa de inscrição: não se aplica
      • Destinatários: Professores do Ensino Secundário e do Ensino Superior

PROGRAMA

 1º Dia [6 Julho] (Escola Secundária de Pedro Nunes – Galeria Nónio):  

      • 09:00: Abertura (Rosário Andorinha) e Apresentação do Colóquio (Carlos Ceia)

1º Sessão [Moderador: Carlos Ceia]

      • 09:30: A Versão Browning (The Browning Version) (1994)
      • 11:30: Nuno Simões Rodrigues: “Agamémnon na Escola. Os Clássicos como tema estruturante de The Browning Version (1994)”
      • 12:00: Mário Paulo Costa Martins: «(Des)valorizações pedagógico-didácticas no ensino das Línguas Clássicas: reflexões a partir de The Browning Version (1994)»
      • 12:30: Leonor Santa Bárbara: “Laura e Clitemnestra: masculino e feminino em A Versão Browning e na tragédia de Ésquilo”
      • 13:00: Almoço

2ª Sessão [Moderadora: Susana Marta Pereira]

      • 14:30: A Turma (Entre les Murs) (2008)
      • 16:30: Luís Mendonça: “Ensinar a ensinar em Entre les murs: a ‘hipótese cinema’ entre salas”
      • 17:00: Paulo Mendes Pinto: “Identidades: construção e desconstrução no quadro de conflituosidades na escola”
      • 17:30: Maria João Cantinho: “Interculturalidade no ensino público, a partir da análise do filme A Turma

 2º Dia [7 de Julho] (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Auditório 1: Torre B):  

3º Sessão [Moderadora: Conceição Castel-Branco]

      • 09:30: Clube dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) (1989)
      • 11:30: Domingos Fernandes: “A Educação como Inovação e Projeto de Conhecimento e Inteligência: Reflexões a Partir do Filme Dead Poets Society
      • 12:00: Sandra Leandro: “A arte ou a vida? Realizações, obstinações e desencantos em Dead poets society (1989) e The red shoes (1948)”
      • 12:30: Almoço

4ª Sessão [Moderadora: Rosário Andorinha]

      • 14:30: Os Coristas (2004)
      • 16:30: Maria do Rosário Lupi Bello: “De O Clube dos Poetas Mortos a Os Coristas: a educação como tensão dinâmica entre o ‘eu’ e o ‘nós’ “
      • 17:00: José Bogalheiro: “O segredo da aprendizagem: Notas de um professor de música, no filme Os Coristas
      • 17:30: Encerramento do Colóquio (Conceição Castelo-Branco & Susana Marta Pereira)

Apresentação do tema:

Filmar o universo de uma escola secundária pode ser feito de duas formas: 1) centrar a acção na vida estudantil e nos seus episódios românticos, de comédia ligeira, de pequenas tramas de sala de aula e de partidas previsíveis, em tom de comédia ligeira, em enredos que têm por objectivo apenas entreter o grande público, por exemplo, na série de comédia Lemon Popsicle (Gelado de Limão) (1978-2001), que iniciou quase um novo género, repetido até hoje em inúmeros filmes; 2) centrar a acção num drama reflexivo em torno de protagonistas que tanto podem ser os estudantes como os professores, explorando relações interpessoais únicas, retratando dramas escolares complexos, expondo conflitos morais , revelando o universo íntimo de personagens numa situação educativa ou examinando o processo de formação de um professor ou de um estudante. É este segundo tipo de filmes que pretendemos mostrar e discutir.

O conjunto de filmes hoje disponível sobre o mundo da escola, em particular quando resultam de reflexões críticas, muito para além da função de entretenimento geral do cinema de massas, sobre a acção dos professores e dos estudantes, nas suas relações humanas e académicas, autoriza falarmos da possibilidade de estarmos perante um género a que podemos chamar cinema académico, nos mesmo termos em já falamos de romances académicos. Este colóquio pretende também ser um espaço de reflexão sobre as possibilidades deste género cinematográfico e a forma como permite leituras tão actuais qualquer que seja o contexto escolar e cultural em que nos queiramos colocar.

Das comunicações e sua apresentação:

      1. Todas as comunicações devem tomar como referência principal o filme da sessão a que respeitam.
      2. Após a apresentação oral (20 minutos), abrir-se-á um espaço de debate por 10 minutos, sendo necessário cumprir com rigor os tempos de intervenção, não sendo aceites comentários ou digressões gerais do público mas apenas questões concretas aos comunicadores.
      3. Até ao dia 6 de Abril, serão divulgadas as comunicações aprovadas e o programa final será enviado ao CCPFC para acreditação.
      4. A página do Colóquio conterá todas as informações relevantes e será acessível aqui (incluindo o envio de propostas de comunicação e inscrição no Colóquio): http://www.cetaps.com/events/escolanocinema

Venue:  

Venue Website:

Address:
Escola Secundária Pedro Nunes, Av. Álvares Cabral, Lisbon, 1269-093, Portugal