Ciclo de Conversas – 3ª sessão

Ciclo de Conversas – 3ª sessão

  • 18 Maio, 2018
    15:00 - 17:00

Miguel Alarcão e João Paulo Ascenso realizam a terceira e última sessão de um ciclo de conversas do CETAPS que tem a literatura como tema de fundo.

“Modos de Ver: a Tapeçaria de Bayeux na Era Digital” e “Do Arcadismo à Era da Sensibilidade: Representações da Natureza na Poesia Lírica, na Pintura e na Arquitectura Paisagística” tratam-se dos temas que Miguel Alarcão e João Paulo Ascenso abordarão respectivamente, na última sessão do ciclo de conversas do CETAPS. O evento, que terá lugar no dia 18 de Maio às 15h na Sala Multiusos 3 do Edifício I&D, terá como tema de fundo Literatura e Arte e constitui uma iniciativa dos Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS).

Literatura e Identidade constituiu o primeiro tema do mesmo Ciclo para o mês de Março, contando com as presenças de Teresa Botelho e de Iolanda Ramos, docentes do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas. Em Abril, o tema foi Literatura e Medicina, discutido pelos docentes Luís Madeira, Professor Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e Cecília Beecher Martins, Professora Doutora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Miguel Alarcão é Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Ingleses (1981), Mestre em Estudos Anglo-Portugueses (1986) e Doutor em Cultura Inglesa (1996) pela Universidade Nova de Lisboa, em cuja Faculdade de Ciências Sociais e Humanas lecciona como Professor Associado. Autor de Príncipe dos Ladrões: Robin Hood na Cultura Inglesa (c. 1377-1837), 2001, ‘This royal throne of kings, this sceptred isle’: breve roteiro histórico-cultural da Idade Média inglesa (Séculos V-XV), 2014, e c. de 60 artigos em volumes de actas e homenagem e revistas da especialidade. A Cultura Inglesa, os Estudos Medievais Ingleses e os Estudos Anglo-Portugueses, encarados numa perspectiva predominantemente histórico-cultural, constituem as suas principais áreas de interesse e actividade pedagógico-científicos.

João Paulo Ascenso Pereira da Silva é Professor Auxiliar no Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde tem leccionado, desde 1992, diversas cadeiras da área da Literatura e Cultura Inglesas, bem como o seminário de Estudos Anglo-Portugueses, do Curso de Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas. Concluiu a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Variante de Estudos Portugueses e Ingleses) no ano de 1981, na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, e o Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses, em 1987, na mesma instituição académica, com a defesa da dissertação Memórias de Portugal, a Obra Lusófila de John Adamson (publicada em 1990, pela editora Signo). Doutorou-se em Estudos Anglo-Portugueses em 1998, na Universidade Nova de Lisboa, intitulando-se a tese então defendida Temas, Mitos e Imagens de Portugal numa Revista Inglesa do Porto, The Lusitanian (1844-1845), posteriormente publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian (2001). Mais recentemente colaborou na elaboração do volume Relação do Reino de Portugal, 1701, coordenado pela Prof. Doutora Maria Leonor Machado de Sousa, resultante de um projecto de investigação dirigido por esta última docente e   publicado pela Biblioteca Nacional em 2007. Tem vindo igualmente a participar regularmente em congressos e reuniões científicas em universidades portuguesas e estrangeiras e é autor de dezenas de artigos sobre as relações luso-britânicas nos períodos Augustano, Romântico, Vitoriano, bem como no século XX.

A entrada é livre.

Venue:  

Address:
Av. de Berna, 26, FCSH, Lisbon, 1069-061